Plano de Aula - Biomas Brasileiros
Biomas Brasileiros: conhecendo – os e entendendo – os.
Professoras: Luana Fernandes Rodrigues, RA 1311/16 e Viviane
Barros Ferreira, RA 0211/16
Introdução
O projeto “Biomas Brasileiros: Conhecendo – os e entendendo
– os” pretende levar aos alunos do 4º ano
conhecimentos sobre a fauna e flora de todo Brasil, permitindo – os conhecer
características, diferenças e a importância de cada um dos biomas.
Estrutura Curricular
Nível de Ensino
|
Componente Curricular
|
Tema
|
4º ano Ensino Fundamental
|
Ciências
|
Os biomas.
|
4º ano Ensino Fundamental
|
Geografia
|
Mapa brasileiro e os biomas.
|
4º ano Ensino Fundamental
|
Ética
|
Preservação do meio ambiente.
|
4º ano Ensino Fundamental
|
Artes
|
Desenhando os biomas.
|
Dados da Aula
O que o aluno poderá
aprender com esta aula:
·
Conhecer os biomas e suas características;
·
Reconhecer a importância da diversidade da fauna
e da flora;
·
Identificar e diferenciar os biomas;
·
Localizar os biomas no mapa do Brasil;
·
Entender a importância de preservar a natureza;
·
Representar os biomas por meio da arte.
Duração da aula: 4
aulas de 1 hora cada.
Estratégias e
recursos da aula
Aula 1: nesta
primeira aula será trabalhado a disciplina de Ciências, focando na explicação de o que são os biomas e apresentando as
características gerais de cada um deles (fauna, flora, extensão, localização,
etc.).
1º momento: Iniciar a aula com um bate papo sobre os biomas,
para saber qual o nível de conhecimento deles sobre o assunto.
2º momento: convidar os alunos para assistir um vídeo sobre
os biomas brasileiros, que explica todas as características e importância dos
seis biomas.
https://www.youtube.com/watch?v=63hMH2YBNRc
3º momento: na sala de informática, realizar a atividade
proposta pela professora. A atividade esta no site da Editora Abril e se trata
de relacionar as paisagens e animais ou o bioma correspondente no mapa do
Brasil.
4º momento: ainda na sala de informática, responder ao
questionário feito pela professora no Microsoft Office Word. Se necessário, os
alunos poderão assistir ao vídeo novamente para responder as questões.
Aula 2: na
segunda aula a disciplina trabalhada em cima dos biomas brasileiros será
Geografia. O foco da aula será no mapa do Brasil relacionado aos biomas, e
características geográficas de cada bioma (relevo, planície, extensão
territorial, estados que compõe cada bioma, etc.). A aula será realizada na
sala de informática da escola.
1º momento: a professora iniciará a aula apresentando para
os alunos o mapa do Brasil dividido pelos seus biomas. Para medir o nível de
conhecimentos dos alunos, começar um diálogo:
·
Vocês conhecem o mapa brasileiro?
·
Quantos estados têm o Brasil? Vocês sabem me
falar alguns deles?
·
Vocês sabem dizer quais estados compõem cada
bioma se olharem no mapa?
·
Qual dos biomas é o maior? E o menor?
2º momento: apresente para os alunos a seguinte tabela:
|
Biomas
|
Área total no Brasil
|
1º
|
Bioma Amazônia
|
49,29%
|
2º
|
Bioma Cerrado
|
23,92%
|
3º
|
Bioma Mata Atlântica
|
13,04%
|
4º
|
Bioma Caatinga
|
9,92%
|
5º
|
Bioma Pampa
|
2,07%
|
6º
|
Bioma Pantanal
|
1,76%
|
A tabela terá o objetivo de fazer os alunos compreenderem o
tamanho de cada bioma e poder saber qual é o maior e menor, para que possam
realizar a próxima atividade.
3º momento: montar no Power Point seis slides (um para cada
bioma), em cada um dos slides estará escrito os nomes dos estados que compõe
cada bioma. A tarefa dos alunos será identificar qual bioma é formado por
aqueles estados e com a ajuda do mapa, escrever o nome do bioma correspondente.
Também será pedido que os alunos escrevam sua posição na escala de tamanho
territorial (se ele é o 1º, 2º ou 3º maior, e assim por diante). Tal atividade
deverá ser realizada em duplas.
Aula 3: a
terceira aula será focada na disciplina de Ética, a qual terá o objetivo de
conscientizar as crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente.
1º momento: iniciar roda de conversa com os alunos sobre a
importância de conservação o meio ambiente
2º momento: para melhor ilustrar o assunto, pedir para que
os alunos leiam o post feito no blog da professora, que contém tirinhas
educativas que tratam sobre destruição e conservação do meio ambiente.
3º momento: roda de conversa sobre o que pode ser feito para
ajudar o meio ambiente e conscientizar quem conhecemos. Montar um mural com os
alunos com o que pode ser feito por eles, e o que pode ser feito em casa para
conscientizar a família.
O que eu posso fazer...
|
Como posso conscientizar minha família
|
Não jogar papel na rua;
|
Avisar minha família para fechar a pia enquanto lava a louça;
|
Fechar a pia enquanto escovo os dentes;
|
Ensinar a família a não jogar lixo pela janela do carro...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
...
|
|
|
|
|
Aula 4: a quarta
e ultima aula será focada na disciplina de Artes. O objetivo da aula será
propor para os alunos que expressem o que aprenderam por meio do desenho.
1º momento: propor para os alunos a confecção de um desenho
de seu bioma preferido, aquele que achou mais interessante no programa Paint. A
escolha do bioma será livre, cada um pode escolher o que mais gostou. Portanto
o professor deve orientar os alunos que é necessário que eles representem com
clareza as características do bioma escolhido (vegetação, animais,etc.).
Professora, parabéns! Adorei seu plano de aula! Só não consegui localizar o questionário citado no 4º momento da Aula 1. Se puder me orientar, agradeço. Márcia
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir